KTM Forums banner

1290 ktm adventure 2023 vibração

1 reading
22K views 24 replies 15 participants last post by  pawlaa1370  
#1 ·
Comprei uma versão KTM 1290 Adventure S 2023 nova em folha na concessionária e estou preocupado com as vibrações, por exemplo, a mais de 5000 rpm não vejo nada nos espelhos. O revendedor me disse que isso é normal e que após 1.000 km a vibração desaparecerá. Essa vibração é normal e é um problema normal para esses modelos?

#4 ·
Você tem alguma atualização ou informação sobre o problema que mencionou anteriormente? Você conseguiu resolver com o revendedor? Recentemente, comprei uma nova KTM 1290 SAS e estou com o mesmo problema. Há uma vibração significativa em torno de 5000 rpm, o que dificulta a visualização de qualquer coisa nos espelhos.

#5 ·
Também tenho uma nova Super Adventure R 2023 com 1.200 km. Não notei nenhum problema com espelhos embaçados devido à vibração, exceto momentaneamente ao acelerar e quando a rotação aumenta através de certos valores. Sem relação, mas talvez relacionado, quando peguei a moto pela primeira vez, tive vibração significativa do motor entre 3.000-3.500 rpm em 5ª e 6ª marcha, especialmente se carregando o motor (ou seja, subindo uma colina). Meu amigo tem um modelo S 2019 e disse que sua moto era e é a mesma, então não me preocupei e assumi que é normal com esses motores. Dito isso, ficou muito mais suave desde que se aproximou dos 1.000 km, então talvez a vibração do espelho melhore, ou já tenha melhorado para você? Na minha moto anterior, os espelhos estavam extremamente embaçados 100% do tempo, independentemente da marcha ou rotação, e nunca consegui me livrar do problema, então talvez eu seja fácil de agradar.

#7 ·
Parece que este problema de vibração em torno de 5K RPM desaparecerá com a quilometragem. Minha nova 1290 SAS 2023 é bastante calma na frente da vibração... Eu também mandei o revendedor instalar os acessórios especiais de amortecimento de vibração do guidão. Isso pode estar mascarando o problema?

#8 ·
Parece que este problema de vibração em torno de 5K RPM desaparecerá com a quilometragem. Minha novíssima 1290 SAS 2023 é bastante calma na frente da vibração... Eu também mandei o revendedor instalar os acessórios especiais de amortecimento de vibração do guidão. Isso pode estar mascarando o problema?
Minha moto teve muita vibração do motor durante a rodagem, especialmente ao carregar o motor nas marchas mais altas. Ela ainda não gosta de mim abaixo de 3.500 rpm na 5ª e 6ª se eu acelerar com vento forte ou subida. Agora tenho perto de 5.000 km e ela está suave e não se comporta de forma diferente de outros V-twins que tive.

#13 ·
Você tentou apertar a porca no espelho no final?
Não tenho certeza, mas posso estar usando tinta invisível aqui......Alguém que está tendo problemas de vibração com os espelhos, você verificou a solução listada acima? Minha 1290R direto da concessionária, você não conseguia ver nada de um espelho, me deixou louco por que. Alguns dias depois, vi um parafuso torx na parte de trás do espelho e apertei-o duas voltas completas e o problema do espelho zumbindo foi resolvido.

#10 ·
Eu tenho uma KTM 1290 SAS de 2022. E, de facto, na autoestrada a visão do espelho já não é muito clara, mas ainda consigo ver se há um carro ou uma mota atrás de mim, ou não. Por isso, para mim, não é um fator de distração, eu experimentei estas vibrações como fazendo parte de uma grande mota conceito Vtwin.

O que para mim é mais irritante é que estas vibrações também estão nos punhos. Isso não é um problema quando eu tenho o meu trajeto diário trabalho-casa (cerca de uma hora), mas depois de alguns dias contínuos na mota, a andar o dia todo das 8 da manhã às 18 da tarde, as minhas mãos estão realmente a sentir-se irritadas e as articulações das minhas mãos estão a sentir-se rígidas. Mas eu não tenho solução para isso. Eu não experimentei com pesos alternativos no guiador, eu substituí os protetores de mãos originais pelos que também estão nos modelos KTM 1290 2020, em laranja, pois estes são maiores (protegem melhor) e eu acho que eles ficam melhor.

#11 ·
Olá colegas motociclistas, no ano passado, no inverno, comprei uma Ktm super adventure 1290 S e estou a enfrentar o mesmo problema do tópico, grandes vibrações a 5000 rpm e já não consigo ver nada nos espelhos, de momento já percorri 2500 km mas este problema deixa-me muito infeliz. É a minha primeira mota com um motor V e não tenho termo de comparação mas é muito insatisfatório. Para vocês, algo foi resolvido ao longo do caminho!?

#12 ·
Você pode querer experimentar algo como um BarSnake ( Home ), se for tão ruim para você. Ouvi dizer que algumas pessoas experimentaram e disseram que funcionou muito bem para domar as vibrações no guidão de suas bicicletas.

Pode ser um pouco caro para enviar para a Bélgica (desculpe, pensei que você fosse da Alemanha), mas talvez você possa fazer algo sozinho com mangueira de borracha e silicone para ver se ajuda nem que seja um pouquinho antes de comprar um BarSnake.

#14 ·
Exemplificar a situação nos espelhos é apenas um aspeto para destacar a gravidade da situação. As vibrações estão por toda a parte no motor, após uma viagem mais longa (100 km) sinto uma tensão nos dedos, também parti um telemóvel montado num suporte quadlock com um amortecedor de vibrações. Portanto, não se trata de apertar uma porca no espelho!

#16 ·
A minha 1290 sas de 2022 foi bastante difícil, preocupou-me e demorou mais de 1000 milhas a suavizar. A batida das válvulas e a resposta irregular por volta das 4000 rpm eram tão diferentes da sdr que pensei que finalmente tinha arranjado um limão. Acho que demorou um pouco mais de 2000 milhas até a minha se estabilizar. 25k agora, não pulei os 18k e vários estavam fora das especificações. Funciona muito bem agora.

#20 ·
Tópico interessante. Eu tenho uma SAS 2023. Tenho más vibrações a 4000-5000 rpm. Também sinto que o abastecimento às vezes é péssimo. Como se a moto estivesse sendo sufocada. Tenho um escape Wings, mas coletores de fábrica. Também tenho protetores de mão, pedais Swmotech e barras completas Outback. Provavelmente vou colocar os pedais de fábrica de volta porque não acho que eles tinham vibrações ruins, ao contrário destes. Também estou pensando em tirar as barras e o escapamento, pelo menos como experiência. A moto toda está tremendo. Meus suportes de bagagem Givi fariam uma boa garota se contorcer.

#22 ·
Aqui estão minhas descobertas detalhadas sobre vibração.

1. Quando original, existe aquela vibração normal a 5000 rpm nas barras e espelhos. O revendedor está absolutamente errado em dizer que a vibração desaparece após 5 mil km de pilotagem. A vibração vem da mistura de combustível muito pobre para passar nas regulamentações de emissões. É chamado de falha de ignição, mas não acenderá a luz de verificação do motor. Para resolver isso, você precisará de um novo mapa, e eu tenho testado com a BHP no Reino Unido e nos livramos da maioria da vibração em baixa rotação. Continuarei a fazer mais testes na primavera e então eles terão um mapa final. Atualmente, o que eles têm é ótimo, mas estou procurando excelente.
2. Eu instalei o isolamento de vibração anti-barra XTrig, é um pouco como o KTM Power Parts PHDS, mas melhor. Eu os recebo da Tripple Clamp Moto, link Kit Xtrig PHDS - KTM & Husqvarna - 50100008
eu peço com os elastômeros verdes (Soft).
3. Existem borrachas de acionamento no pinhão traseiro que tendem a se desgastar e isso geralmente é causado por corrente muito apertada. Descobri que isso é bastante diferente de moto para moto. Eu vi muitas pessoas fazerem ajustes incorretos da corrente, mesmo na concessionária após a primeira revisão. Você deve usar a chave de fenda para inserir paralela logo acima da corrente em uma superfície plana com a moto no cavalete traseiro. A chave de fenda deve apenas deslizar sobre a corrente com pouca tensão forçada na parte superior da corrente. Eu vi esse problema de ajustes excessivos em outros motores KTM twin que faz com que pareça que o virabrequim está empenado. Forte vibração sob aceleração e assim que você puxa a embreagem, ela desaparece.

#23 ·
Olá.

Uma pequena atualização sobre o problema com as vibrações do volante. Óleo trocado para W30 no amortecedor da direção. Admito que está melhor. Eu dirigi com três alforjes. Está melhor. Dirigindo a 130 mph em um dia ventoso. Perfeito. 50 mph - zero. 40 mph - zero. 30 mph - ligeiras vibrações. Boa direção para reparo.

#24 ·
Olá.

Uma pequena atualização sobre o problema com as vibrações do volante. Óleo trocado para W30 no amortecedor de direção. Admito que está melhor. Eu dirigi com três alforjes. Está melhor. Dirigindo a 130 mph em um dia ventoso. Perfeito. 50 mph - zero. 40 mph - zero. 30 mph - ligeiras vibrações. Boa direção para reparo.
Eu atualizei o amortecedor de direção para Hyperpro, o que resolveu tudo. Aqui estão os números das peças que você precisará. Primeiro, você escolhe a versão do amortecedor Hyperpro SD STROKE 75 REVERSED, eu usei o amortecedor CSC que é recomendado para esta moto.

Amortecedor de direção S075 - CSC - R - Hyper Purple DS-075P-NL1-R
Amortecedor de direção S075 - CSC - R - Preto DS-075B-NL1-R
Amortecedor de direção S075 - CSC - R - Vermelho DS-075R-NL1-R
Amortecedor de direção S075 - CSC - R - Dourado DS-075G-NL1-R
Amortecedor de direção S075 - CSC - R - Dark edition (todo preto) DS-075D-NL1-R

Então você precisa deste kit para montá-lo na localização de fábrica: MK-KT11-B002-B (Preto) você pode escolher a cor que quiser. A última letra representa a cor, assim como o número da peça do amortecedor após o #075(*) como acima.