KTM Forums banner

EXC - Substituição do pistão às 135 horas?

19K views 4 replies 4 participants last post by  sfenn99  
#1 ·
Olá pessoal... acabei de atingir 150 horas na minha EXC500 e ela nunca funcionou tão bem.

Troco o óleo religiosamente a cada 15 horas e, ao mesmo tempo, verifico toda a moto (fora abrir o motor) para verificar/consertar qualquer outra coisa que possa não estar funcionando corretamente.

Acabei de notar que o manual pede a substituição do pistão em 135 horas.
Isso é algo que a maioria faz ou a KTM está exagerando na manutenção preventiva?
 
#2 ·
Eu não sou dono dessa bicicleta. Meu conselho é derivado de muitas outras marcas e modelos por muitos anos de pilotagem, corrida e construção de motores para todos os tipos de bicicletas. Meu conselho é realizar testes de compressão e vazamento do cilindro durante seus intervalos normais de serviço e tentar não se preocupar. Seu motor lhe dirá quando ele ficar cansado ou doente quando uma ou outra coisa mudar ou ele começar a usar quantidades excessivas de óleo de motor ou desenvolver ruídos anormais ou começar a fumar ou perder potência. Eu esperava que outros proprietários se manifestassem com seus resultados e opiniões, pois minhas sugestões são de natureza mais genérica. Ouvi falar de proprietários de 350 e outros 510, 520 e 530 pilotando mais de 500 horas com poucos problemas
 
  • Like
Reactions: Axzon
#4 ·
Olá Paco,
Tenho uma 500exc de 18' com 330 horas / 18.000 km. (Canadá) Acabei de fazer o meu teste de vazamento e estava em 5%, então está indo muito bem. Nunca abri o motor, exceto para verificar/ajustar as folgas das válvulas. Eu também ando com a minha com bastante força.
Espero que isto ajude.
 
#5 ·
Olá pessoal....acabei de atingir 150 horas no meu EXC500 e ele nunca funcionou tão bem.

Troque o óleo religiosamente a cada 15 horas e, ao mesmo tempo, revise toda a moto (fora rachar o motor) para verificar/consertar qualquer outra coisa que possa não estar funcionando corretamente.

Acabei de notar que o manual está pedindo a substituição do pistão em 135 horas.
Isso é algo que a maioria faz ou a KTM está exagerando na manutenção preventiva?
Tenho um 350 EXC-F 2013 com 630 horas, 13.000 milhas. Todas as peças internas originais, exceto um tensor de corrente de sincronização DT no início. Troca de óleo e filtro a cada 15 horas Motorex, vários filtros de ar E capas de poeira/pré-filtros TwinAir girados com frequência. As válvulas permaneceram dentro das especificações, exceto uma vez que tive que trocar 2 calços. A fuga foi de um dígito até recentemente, agora em 16%. Ruim, ruim, surpreso. Ruído de vazamento de ar da carcaça do virabrequim, parte superior da área da came aberta, desde que a tampa da válvula foi removida. Mas vou testar novamente porque acabei de ler sobre possível desgaste da guia da válvula e, em seguida, mau contato da válvula. Ouvirei atentamente no escapamento e na admissão. O último sintoma é muito difícil de dar a partida a frio. Sintoma novo. Funciona muito bem, no entanto.
Abrindo o motor em breve. Coletando peças. Todo o novo kit de válvulas OEM, planeje um novo pistão (pelo menos) e anéis, mas quero ver se o furo do cilindro está bom ou ruim, para possível replicação ou novo cilindro. Verificarei a oscilação da parte superior da biela, a folga da manivela, tanto quanto posso verificar.