KTM Forums banner

SAS excluir a melhor opção?

3 reading
23K views 15 replies 9 participants last post by  lazycalm  
#1 ·
Qual é a melhor opção SAS?

#3 ·
#6 ·
Na gen 1, quando o catalisador é removido e o mapa akra é instalado, há muita crepitação na desaceleração, a remoção do sas para de enviar combustível não queimado de volta pelas cabeças, para a crepitação e os sons de combustível e parece perfeito. Também se livra do canister de carvão sob o assento e abre algum armazenamento. Acho que se livrar das mangueiras que vão para as cabeças também é uma aparência limpa.

#7 · (Edited)
SAS envia ar fresco para o sistema de escape, você quer dizer?

A dica está no nome, “Secodary AIR System”. Ele injeta ar fresco no escapamento para queimar quaisquer hidrocarbonetos não queimados antes que eles saiam do escapamento. Levando a menores emissões de HC.

A principal razão para fazer isso é obter uma proporção ar/combustível precisa ao sintonizar.

#8 · (Edited)
Ar secundário (não medido) é bombeado para o sistema de escape (geralmente nas válvulas de escape) para levar o conversor catalítico à temperatura de operação mais rapidamente.
O filtro de carvão ativado filtra o vapor do tanque de combustível, permitindo que o tanque de combustível ventile para o sistema de admissão (geralmente no corpo da borboleta/coletor de admissão) para ser queimado através da câmara de combustão.
Ambos são controladores de emissões necessários, mas, infelizmente, adicionam pontos fracos caros aos motores de combustão. Excluir o catalisador significa que você não precisa mais de ar secundário e remover o canister significa apenas um pouco mais de emissão com uma perda de peso muito pequena. Nenhum dos dois afetará a afinação, pois a afinação é feita na temperatura de operação (sem ar secundário) e os sensores de oxigênio compensam a ventilação do tanque. A única maneira de obter uma relação ar/combustível alterada é alterando os mapas base e alterando a relação ar/combustível alvo do circuito fechado da ECU ou enganando a ECU para que ela pense que uma entrada é diferente.

#11 · (Edited)
O gato que saiu do meu sdr pesava mais de 13 libras e o tubo intermediário pesava cerca de 2 libras.
Sim, uma economia de peso significativa se é isso que você procura (embora com emissões aumentadas). Mas agora você também pode remover o sistema sas, pois ele não é mais necessário para aquecer o catalisador. Você não ganhará nenhuma vantagem de potência/afr removendo o sas, mas terá um componente de ligação menos caro e mais fraco.
Edit Ps: Tenha em mente que, com a remoção do catalisador, seus gases de escape cheirarão mais forte e, com a remoção do sas, os gases cheirarão mais ricos na partida a frio. Vale a pena notar se você começar em um espaço fechado.

#13 ·
O kit OEM parece ser barato. Por que não usar isso?

Além disso, pergunta adicional: a remoção do SAS ajudaria a diminuir a temperatura do motor/escapamento?

#15 ·
A temperatura do escape cairá notavelmente se o sas for removido junto com o catalisador. Apenas uma ligeira queda na temperatura do escape se o sas for removido, mas o catalisador permanecer e o catalisador levará mais tempo para atingir a temperatura eficiente. O catalisador ineficiente levará a problemas (códigos de falha em alguns sistemas e bloqueio), então eu não excluiria o sas, a menos que removesse o catalisador. O motor ainda funcionará na temperatura normal de operação, embora seja mais fácil manter a temperatura devido à temperatura do escape mais baixa. Na minha opinião, a exclusão também ajudará na longevidade da válvula de escape. Mas esteja ciente de quão mais barulhenta será a moto com a exclusão do catalisador/sas.

#16 ·
A temperatura do escape cairá notavelmente se o sas for removido junto com o cat. Apenas uma ligeira queda na temperatura do escape se o sas for removido, mas o cat permanecer e o cat levará mais tempo para atingir a temperatura eficiente. O cat ineficiente levará a problemas (códigos de falha em alguns sistemas e bloqueio), então eu não excluiria o sas, a menos que removesse o cat. No entanto, o motor ainda funcionará na temperatura normal de operação, embora seja mais fácil manter a temperatura devido à temperatura de escape mais baixa.
Na minha opinião, a exclusão também ajudará na longevidade da válvula de escape. Mas esteja ciente de quão mais barulhenta será a moto com a exclusão do cat/sas.
Olá Mohawk,

Sequestrando sua resposta para ver se você pode me ajudar aqui.

Acabei de receber o silenciador Akra euro5 para minha 690smc 2022, e ele vem com o cat separado.
Agora, eu sei que este silenciador é plug and play, sem necessidade de mapeamento, mas estava pensando em deixar o Cat de fora.
A moto funcionará sem problemas? Preciso fazer mais alguma coisa se eu rodar sem o Cat? Como excluir o SAS? Ou posso mantê-lo e deixar o cat de fora de qualquer maneira?

Obrigado :)