KTM Forums banner

Quais são os prós e contras da 1290 Super Adventure S?

1 reading
27K views 32 replies 21 participants last post by  emarsh  
#1 · (Edited)
Sou novo no fórum e queria pedir a vossa opinião.

Eu possuí todos os tipos de motos esportivas, sport-touring e grandes motos de turismo nos últimos 25 anos, e recentemente vendi minha BMW R1200RT 2015. Tenho 1,93 m de altura e não quero ficar inclinado sobre o tanque o dia todo, causando dores nas costas. Valorizo uma posição de pilotagem ereta, assento confortável, menos de 250 kg de peso molhado na moto, muita potência e torque para passeios de duas pessoas e fácil manutenção. Então, estou considerando uma nova 1290 Super Adventure S porque parece que ela atende à maioria das minhas necessidades ou uma BMW K1600 GLT. Sei que a 1290 SAS tem apenas 220 kg de peso molhado e a K1600 345 kg, mas a K1600 também é mais confortável, mas custa quase US$ 31.000 nova, ou US$ 20.000 para um modelo de 2017, e a manutenção em qualquer BMW é cara.

Alguém tem experiência real com a moto KTM 1290 SAS para compartilhar alguma vantagem e desvantagem que eu deva saber antes de fazer uma compra?

#2 ·
Sou novo no fórum e queria pedir a vossa opinião. Tive todos os tipos de motos desportivas, sport-touring e grandes motos de turismo nos últimos 25 anos, e recentemente vendi a minha BMW R1200RT de 2015. Tenho 1,93 m de altura e não quero estar inclinado sobre o depósito o dia todo, causando dores nas costas. Valorizo uma posição sentada vertical, um assento confortável, uma moto com menos de 250 kg de peso a molhado, muita potência e binário para passeios a dois e fácil manutenção. Por isso, estou a considerar uma nova 1290 Adventure S porque parece que se adapta à maioria dessas necessidades. Alguém tem experiência real com esta moto para partilhar alguma vantagem e desvantagem que eu deva saber antes de fazer uma compra?
Prós - A moto mais fantástica pelo dinheiro em qualquer lugar!
Contras - sem estoque nas concessionárias por aqui.
Não pense duas vezes, será a melhor compra de moto que você já fez.
Meus 2 centavos

• Like
Reactions: 2cati and Troppo
#3 ·
Eu consegui o meu SAS depois que alguém passou no sinal vermelho na minha Explorer1200. O SAS é muito mais leve (eu realmente consigo colocá-lo no descanso central sem ter uma hérnia) MUITO torque do motor. Os modos de potência são bons - eu realmente notei uma diferença na forma como a potência chega no modo CHUVA. Eu só fiz uma troca de óleo até agora - muito fácil, mas você tem que ter muito cuidado ao reabastecer o óleo. O gargalo de enchimento tem uma curva realmente estranha e acentuada, por isso é muito fácil transbordar. As folgas das válvulas parecem um pouco mais fáceis do que na Explorer, mas ainda não há muito espaço. Ambos são muito confortáveis, mas adicionar elevadores Rox ajudou em ambas as motos

#7 ·
Olá Dave,
Eu sou dono de uma SAS 2019 depois de sair de uma 1290 Super Duke R.............
Eu tive 26 motos, incluindo 3 BMWs.... K1200LT, R1200RT R1200R....a SAS é uma das melhores motos que eu tive.
As BMWs são ótimas motos....mas....muito chatas.
Por outro lado, as KTMs são muito emocionantes, em grande parte devido ao motor 1290.....rápido, confiável e com torque.
No que diz respeito ao conforto, a SAS é igual em ergonomia às BMWs, mas o assento da minha SAS deixa um pouco a desejar.
Como moto de turismo, a SAS é incrível....ela se comporta brilhantemente com garupa...Na verdade, eu não saberia que minha esposa está na garupa......ela afirma que o assento é muito confortável e ela diz ter muito espaço para se esticar.
A caixa de câmbio é ótima...macia e fácil de engatar.....o ponto morto pode oferecer um desafio de vez em quando...mas nada de mais e certamente não um fator decisivo.
A economia é muito boa, com cerca de 400 km por tanque.
Os freios são OK.....eu os acho um pouco macios, por falta de palavra melhor.........eles simplesmente não parecem ter o poder de parada matador de outras motos que eu tive (a Super Duke R era a mesma...então pode ser uma característica da KTM...mesmo que sejam Brembo).
Você provavelmente experimentará uma falha eletrônica estranha de vez em quando...........Eu tive alguns avisos MTC no painel que desaparecem após algumas reinicializações.
A moto é alta, mas como você tem mais de 1,80 m, não terá muitos problemas para jogar a perna por cima.
Eu avalio o manuseio como sua segunda melhor característica (o motor sendo o melhor)..........você pode fazer curvas tão rápido quanto ousar...é estável e direto e inspira confiança....é muito ágil.
A posição de pilotagem é vertical e oferece ótima visão....Eu tenho uma coluna fraca e não tenho problemas em pilotar o dia todo.
Eu acho o para-brisa quase inútil (em todas as posições ajustadas).........Eu o removi algumas semanas atrás para ver qual era a diferença......e para ser honesto, estava apenas marginalmente mais ventoso, então provou que a tela não faz muita coisa...Eu tenho 1,80 m.
Talvez a nova SAS tenha um para-brisa melhor.......Eu espero que sim!
Você deve comprar uma SAS ou K1600..........depende se você gosta de emoções e excitação.....ou conforto e aconchego........
Eu estou nos meus últimos anos e ainda não estou pronto para conforto e aconchego.
Estou ansioso pela sua conclusão........
Boa sorte.

#15 ·
Olá Dave,
Eu sou dono de uma SAS 2019 depois de sair de uma 1290 Super Duke R.............
Eu tive 26 motos, incluindo 3 BMWs.... K1200LT, R1200RT R1200R....a SAS é uma das melhores motos que eu tive.
As BMWs são ótimas motos....mas....muito chatas.
Por outro lado, as KTMs são muito emocionantes, em grande parte devido ao motor 1290.....rápido, confiável e com torque.
No que diz respeito ao conforto, a SAS é igual em ergonomia às BMWs, mas o assento da minha SAS deixa um pouco a desejar.
Como moto de turismo, a SAS é incrível....ela se comporta brilhantemente com garupa...Na verdade, eu não saberia que minha esposa está na garupa......ela afirma que o assento é muito confortável e ela diz ter muito espaço para se esticar.
A caixa de câmbio é ótima...macia e fácil de engatar.....o neutro pode oferecer um desafio de vez em quando...mas nada de mais e certamente não é um fator decisivo.
A economia é muito boa, com cerca de 400 km por tanque.
Os freios são OK.....eu os acho um pouco macios, para usar uma palavra melhor.........eles simplesmente não parecem ter o poder de parada matador de outras motos que eu tive (a Super Duke R era a mesma...então pode ser uma característica da KTM...mesmo que sejam Brembo).
Você provavelmente experimentará uma ou outra falha eletrônica de vez em quando...........Eu tive alguns avisos MTC no painel que desaparecem após algumas reinicializações.
A moto é alta, mas como você tem mais de 1,80 m, não terá muitos problemas para jogar a perna por cima.
Eu avalio o manuseio como sua segunda melhor característica (o motor sendo o melhor)..........você pode fazer curvas tão rápido quanto se atreve...é estável e direto e inspira confiança....é muito fácil de manusear.
A posição de pilotagem é vertical e oferece ótima visão....Eu tenho uma coluna fraca e não tenho problemas em pilotar o dia todo.
Eu acho que o para-brisa é quase inútil (em todas as posições ajustadas).........Eu o removi algumas semanas atrás para ver qual era a diferença......e para ser honesto, estava apenas marginalmente mais ventoso, então provou que a tela não faz muita coisa...Eu tenho 1,80 m.
Talvez a nova SAS tenha um para-brisa melhor.......Eu espero que sim!
Você deve comprar uma SAS ou K1600..........depende se você gosta de emoções e excitação.....ou conforto e aconchego........
Eu estou nos meus últimos anos e ainda não estou pronto para conforto e aconchego.
Estou ansioso pela sua conclusão........
Boa sorte.
Se você substituir o cilindro escravo da embreagem original por um da Oberon, seus problemas para encontrar o neutro acabarão. Antes de substituir esta peça na minha SDGT 2019, a cada poucos milhares de quilômetros, a moto chegava a um ponto em que eu não conseguia encontrar o neutro com a moto parada e o motor funcionando. Para corrigir o problema temporariamente, eu purificava a válvula de sangria superior da embreagem, mas o problema voltava. Desde que substituí a peça, não tive mais problemas com a embreagem.

#8 ·
Considerei a SAS há alguns anos e descobri que, se você estiver em dois, o passageiro tem muito pouco espaço na pedaleira direita. Seu calcanhar descansava no silenciador e a mala rígida garantia que ele permanecesse ali. Mais uma coisa, já que você mencionou a facilidade de manutenção, por alguma razão a ADV tem um braço oscilante padrão... a R/GT é monobraço - tornando a remoção da roda traseira em segundos. Útil para trocas de pneus. Claro que eles não oferecem novos GTs este ano, mas há muitos com baixa quilometragem... sugere experimentar os dois, se possível?

#9 · (Edited)
@oldfella, estarei em sua casa em breve para que possamos andar naquelas 26 motos juntos.

Eu tive mais de uma dúzia de motos de enduro e esportivas no passado e a Honda Nighthawk 700S de 425 libras pode ter sido a mais divertida. Mais recentemente, comprei uma nova Honda Goldwing em 2018 e a vendi em 24 meses. Achei-a confortável, como uma poltrona reclinável, mas com 845 libras, apenas 97,8 cavalos de potência e 108 libras-pé de torque, parece que você está andando em uma baleia grande, gorda e de resposta lenta. Além disso, não gostei de não poder remover o porta-malas ou as malas laterais, e meu capacete não podia ser guardado no porta-malas ou em nenhuma das malas laterais porque eles reduziram o tamanho do armazenamento em 2018 em relação aos modelos anteriores.

Depois daquela baleia, quero dizer, Gold Wing, comprei uma BMW R1200RT de 525 libras de 2015. Imediatamente, gostei da sensação mais leve e ágil, mas achei um pouco chata. Ela afirma ter 125 HP, mas sua resposta lenta parece 70 HP. Além disso, soa como um trator de gramado, e o assento era muito apertado para qualquer passeio com mais de 3 horas. Recentemente, andei o dia todo com a BMW K1600GTL Exclusive de um amigo com minha esposa. Ela gostou muito do conforto, e com 708 libras e 160 HP a 6750 RPM e 129 libras de torque a 5250 rpm, achei que foi um passeio muito mais agradável em comparação com a Gold Wing Whale. No segundo dia, tirei o porta-malas traseiro da K1600 e andei sozinho, e essa máquina tem muita potência!!

Estou planejando andar na KTM 1290 SAS em breve, e tenho certeza de que com 485 libras de peso seco, 160 HP a 9000 RPM e 101 libras de torque a 6500 RPM, será uma alegria.

#21 ·
@oldfella, estarei em sua casa em breve para que possamos andar naquelas 26 motos juntos.

Eu tive mais de uma dúzia de motos de enduro e esportivas no passado e a Honda Nighthawk 700S de 425 libras pode ter sido a mais divertida. Mais recentemente, comprei uma nova Honda Goldwing em 2018 e vendi-a em 24 meses. Achei-a confortável, como uma poltrona reclinável, mas com 845 libras, apenas 97,8 cavalos de potência e 108 libras-pé de torque, parece que você está andando em uma baleia grande, gorda e de resposta lenta. Além disso, não gostei de não poder remover o porta-malas ou as malas laterais, e meu capacete não podia ser guardado no porta-malas ou em nenhuma das malas laterais porque eles reduziram o tamanho do armazenamento em 2018 em relação aos modelos anteriores.

Depois dessa baleia, quero dizer, Gold Wing, comprei uma BMW R1200RT de 525 libras de 2015. Imediatamente, gostei da sensação mais leve e ágil, mas achei um pouco chata. Ela afirma ter 125 HP, mas sua resposta lenta parece 70 HP. Além disso, soa como um trator de gramado, e o assento era muito apertado para qualquer passeio com mais de 3 horas. Recentemente, andei o dia todo com a BMW K1600GTL Exclusive de um amigo com minha esposa. Ela gostou muito do conforto e, com 708 libras e 160 HP a 6750 RPM e 129 libras de torque a 5250 rpm, achei que era um passeio muito mais agradável em comparação com a Gold Wing Whale. No segundo dia, tirei o porta-malas traseiro da K1600 e andei sozinho, e essa máquina tem muita potência!!

Estou planejando andar na KTM 1290 SAS em breve, e tenho certeza de que, com 485 libras de peso seco, 160 HP a 9000 RPM e 101 libras de torque a 6500 RPM, será uma alegria.
Você já testou a nova SAS? Se sim, adoraria seu feedback e perspectiva…

#11 ·
Sou novo no fórum e queria pedir a sua opinião.

Eu possuí todos os tipos de motos esportivas, sport-touring e grandes touring nos últimos 25 anos, e recentemente vendi minha BMW R1200RT 2015. Tenho 1,93 m de altura e não quero ficar inclinado sobre o tanque o dia todo, causando dores nas costas. Valorizo uma posição sentada ereta, assento confortável, moto com peso úmido inferior a 250 libras, muita potência e torque para passeios de duas pessoas e oferece fácil manutenção. Então, estou considerando uma nova 1290 Super Adventure S porque parece que se encaixa na maioria das minhas necessidades ou uma BMW K1600 GLT. Eu sei que a 1290 SAS tem apenas 220 libras molhadas e a K1600 tem 345 libras molhadas, mas a K1600 também é mais confortável, mas custa quase US$ 31 mil nova, ou US$ 20 mil para um modelo 2017, e a manutenção de qualquer BMW é cara.

Alguém tem experiência real com a moto KTM 1290 SAS para compartilhar quaisquer prós e contras que eu deva saber antes de fazer uma compra?
Eu possuo uma 2020, eu amo a moto na maioria das vezes! O motor é fantástico, a suspensão é ótima, até consegue uma quilometragem decente. As desvantagens, eu tenho 1,83 metros e minhas pernas são um pouco apertadas e o assento OEM é lixo! Eu tenho o assento de conforto de peças de potência e é um pouco melhor, mas não muito!

#12 ·
Sou novo no fórum e queria pedir a vossa opinião.

Eu possuí todos os tipos de motos esportivas, sport-touring e grandes motos de turismo nos últimos 25 anos, e recentemente vendi minha BMW R1200RT 2015. Tenho 1,93 m de altura e não quero ficar inclinado sobre o tanque o dia todo, causando dores nas costas. Valorizo uma posição de pilotagem ereta, assento confortável, moto com peso a seco inferior a 250 kg, muita potência e torque para turismo para duas pessoas e oferece fácil manutenção. Então, estou considerando uma nova 1290 Super Adventure S porque parece que ela atende à maioria das minhas necessidades ou uma BMW K1600 GLT. Sei que a 1290 SAS tem apenas 220 kg e a K1600 tem 345 kg, mas a K1600 também é mais confortável, mas custa quase US$ 31.000 nova, ou US$ 20.000 para um modelo de 2017, e a manutenção de qualquer BMW é cara.

Alguém tem experiência real com a moto KTM 1290 SAS para compartilhar quaisquer prós e contras que eu deva saber antes de fazer uma compra?
Eu possuo uma 1290sar e acho que ela atende a todos os requisitos! Esporte/turismo/ off road. Uma vez me perguntaram como você lida com toda essa potência, simplesmente disse... com um grande sorriso 😊

#13 ·
Eu tenho uma 18 SA-S e é uma bicicleta fantástica, ia atualizar para a 22 SA-S, mas não consegui, adoro a 18 e embora não duvide que a 22 seja melhor, não consigo imaginar muito melhor, dado o quão boa é a geração anterior.

#20 ·
Eu tenho uma 18 SA-S e é uma moto fantástica, ia fazer o upgrade para a 22 SA-S mas não consegui, adoro a 18 e embora não duvide que a 22 seja melhor, não consigo imaginar muito melhor, dado o quão boa é a geração anterior.
Meu amigo comprou a '22 R depois de experimentar a minha '17. Ele ficou desapontado com a forma como ela foi domada e, depois de andar nela, eu concordo. Ele realmente gostou da natureza crua e rosnante da 1ª geração (empinadas de potência, direção RÁPIDA e manuseio semelhante ao de uma moto esportiva) Ambos apreciamos o ajuste e acabamento aprimorados, a eletrônica, o assento mais estreito/alcance mais fácil ao chão (ambos temos 1,78 m) e menos vibração. Acho que vai ser melhor quando ele fizer modificações semelhantes às que eu fiz (+3 roda dentada traseira, admissão/escapamento/ajuste, etc.).

#14 ·
E para que conste, tenho uma Super Adventure de 2016.
Com exceção da manutenção normal, tenho andado principalmente com ela. A boia do sensor de combustível afundou. Coloquei uma nova este mês. Essa é a única coisa que falhou.
Sou velho e não muito alto, mas não acho que seja muito intimidante. Você não precisa colocar os pés no chão se estiver andando!
583 libras na minha balança com 7,8 galões de combustível. 640 com todas as malas e uma carga de ferramentas e coisas para ir trabalhar.
O painel de instrumentos antigo é simplesmente fantástico e o para-brisa laminar é incrivelmente bom, na minha opinião. A posição baixa e a alta são ambas úteis. O assento original só é bom na cidade. O assento Power part é um pouco melhor.
Por diversão, acabei com um Open Flash Tablet. A versão curta da história é que a SA agora tem 180 HP e ainda funciona como um gatinho. Divertido, de fato!

#18 ·
Sou novo no fórum e queria pedir a sua opinião.

Eu possuí todos os tipos de motos esportivas, sport-touring e grandes motos de turismo nos últimos 25 anos, e recentemente vendi minha BMW R1200RT 2015. Tenho 1,93 m de altura e não quero ficar inclinado sobre o tanque o dia todo, causando dores nas costas. Valorizo uma posição sentada ereta, assento confortável, moto com peso a seco inferior a 250 kg, muita potência e torque para passeios de duas pessoas e fácil manutenção. Então, estou considerando uma nova 1290 Super Adventure S porque parece que ela atende à maioria das minhas necessidades ou uma BMW K1600 GLT. Eu sei que a 1290 SAS tem apenas 220 kg a seco e a K1600 tem 345 kg a seco, mas a K1600 também é mais confortável, mas custa quase US$ 31.000 nova, ou US$ 20.000 para um modelo de 2017, e a manutenção de qualquer BMW é cara.

Olá, eu sei que serei apedrejado, mas aqui vai, as últimas três motos foram em ordem Gen 2 Hyabusa, BMW 1299 gs, African Twin dct, ZZR1400 e então comprei um modelo 1290 sas 2021. razão em termos de potência, foi o mais próximo de uma superbike. definitivamente não lidou como nenhuma das motos anteriores, teve problemas de manuseio desde o primeiro dia. eventualmente, todos foram resolvidos por conselhos dos outros proprietários da ktm, do revendedor e de mim mesmo. vê-se diariamente problemas em fóruns sobre a nova 1290. A minha ainda está puxando para a direita quando você solta o guidão, não parece que vamos resolver esse problema em breve. seria de se pensar que, a esse preço, todos esses problemas já teriam sido resolvidos. Minha paz de espírito,
1. eu não andei na moto antes de comprá-la, pensando bem, provavelmente não teria comprado
2. A vibração da moto me irrita
3. A potência é incrível
4. Os assentos originais são muito duros (opções disponíveis a um preço)
5. Pacote Teck que tem a maioria das coisas boas, você terá que desembolsar mais alguns dólares
Em conclusão, dirija-a antes de comprá-la e se você vai usá-la na estrada na maioria das vezes, existem melhores opções

#19 ·
Tenho uma 1290 sas de 2022 e uma k1600 gtl de 2012. Prefiro a sas para tudo, exceto para andar em autoestradas em viagens longas. Andamos 650 milhas até às montanhas fumegantes num dia e é fácil e confortável e a 85 mph provavelmente tem o dobro da autonomia da gtl e quando chego às estradas sinuosas da Carolina do Norte ou da Geórgia, a sas é muito mais divertida do que a gtl. Umas semanas atrás, fui de Chicago a Phoenix e voltei e a gtl foi definitivamente a ferramenta para o trabalho. Dias de 1000 milhas com ventos fortes com potência para passar pelo trânsito difícil do Missouri. Ferramentas completamente diferentes para trabalhos muito diferentes.

#22 ·
Levei o sas para caçar em estradas de cascalho e terra ontem e que máquina ótima e versátil. Ele devora a rodovia e suaviza as estradas secundárias no processo, mas o conforto dos passageiros é pequeno para nós, casais com mais de 60 anos.

#23 ·
Acabei de receber a minha SAS 2022 e, por agora, estou a adorá-la. É verdade que há uma oscilação quando se atinge alta velocidade. Eu tinha uma HD Vrod e ela quase não oscilava devido ao seu peso.
Tenho de me habituar à SAS. Também tenho 1,65 m, por isso adoro a configuração de pré-carga onde posso baixá-la para 20 ou 30% e colocar um pé no chão com segurança.
Estou ansioso para fazer alguns quilómetros com ela.

#25 ·
Conflito... Tenho a opção de comprar um SAS 2022 novo ou um SAR 2022 usado com apenas 1900 milhas. Eu estava procurando o SAS, mas como eu acampo fora de estrada e agora só ando de CRF300L Rally fora de estrada, o SAR é tentador. Comentários são muito apreciados. Aos 59 anos, tenho cerca de 600.000 milhas rodadas, principalmente em passeios e deslocamentos, e muitas estradas florestais no NM e Colorado para acampar. Acho que com 1,75m, ambos serão adequados, com um pouco de alongamento. Obrigado.